segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Review #11 - Ed Motta: Entre e Ouça (1992)



O terceiro álbum do compositor de funk/louge/jazz music brasileiro mais consagrado de nosso Brasilzão foi o álbum escolhido de nossa decima primeira review. O álbum marca a forte influencia de composições no estilo funk/louge jazz no álbum, tal como a marcante guitarra suingada, que permearia em suas futuras composições. É um álbum que não cai em clichês harmônicos e, embora as composições sejam "padrões" para o gênero, Ed ainda consegue dar um toque diferente nas composições, como por exemplo o solo de vibrafone nas músicas Nú Que Vale e Entre e Ouça, instrumento esse que é muito utilizado no jazz. Característica interessante foi a "língua" na qual Ed Motta cantou algumas músicas, apelidada por ele como "Ed Mottes", que nada mais é que a técnica de scat¹. O álbum foi produzido por Bombom, o qual já produzira seus primeiros CDs, também sendo produzido na Warner Music Group, que ficou sendo responsável pela distribuição. Já em meados de 1993 Ed encerraria o contrato com a gravadora, porém, foi um dos maiores sucessos da gravadora, que ainda relançou em 2003. Apesar da produção executiva não ter apreciado o álbum, tal como gravadoras, rádios e afins, não é equivocado dizer que foi um álbum divisor de águas na carreira de Ed Motta (que também é marcada com grandes polêmicas). Um álbum relaxante, para escutar em dias chuvosos, fazendo jus à capa do álbum, um aconchegante lar para ouvir uma música aconchegante.  


¹ Para entender a técnica do scat: É uma técnica que consiste em criar um solo de voz similar ao de um instrumento, na maioria das vezes não utilizando palavras. Um grande exemplo são as músicas de Scatman John, o qual misturou a técnica do jazz com o techno music na década de 1990. Recomendação de música:

 https://www.youtube.com/watch?v=Hy8kmNEo1i8

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